quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cant’Areias na imprensa……

Santo António das Areias - Cant‘Areias lança "Sete enganos"

O povo de Santo António das Areias não quis faltar, na tarde de Domingo, à apresentação do novo CD do Cant‘Areias. A sala nº1 do Grupo Desportivo Arenense foi o palco escolhido para a apresentação do novo álbum deste grupo de amigos, todos amadores mas com um passado ligado à música.

O momento foi preenchido com um espectáculo pelo Grupo "Quintarolas", de Vilas Ruivas e, por fim, com a subida ao palco do Cant`Areias que brindou os presentes com alguns dos temas que compõem "Sete enganos".

"Este é um dia importante e especial para nós, sobretudo pela longevidade que o grupo tem, que conta já com 16 anos de existência", realçou Nuno Mota, um dos membros do grupo musical.

Assegurando que o Cant‘-Areias "continua a preservar e a trabalhar, sobretudo, a música popular portuguesa", com a particularidade de que "lhe damos o nosso cunho pessoal", Nuno Mota garante que "quem ouça um CD nosso e nos conhece, sabe logo reconhecer que é a nossa música", situação que "nos dá motivação, interesse e vontade de seguir em frente".

Nos últimos seis anos, o grupo de Santo António das Areias dedicou-se, com toda a garra, à elaboração de "Sete enganos". Sem esconder que este CD "demorou a estar concluído por diversos motivos", Nuno Mota considera ainda que "não está perfeito". No entanto, "havia necessidade de fazer o seu lançamento, também para motivar o grupo" e ainda porque "ao apre-sentarmos um trabalho novo as pessoas ficam com mais vontade de nos ouvir".

Revelando também que o novo trabalho é povoado de temas que têm sido apresentados "com grande êxito" nos seus espectáculos e que já fazem parte do imaginário colectivo, Nuno Mota admite que o segundo álbum "reflecte aquilo que somos enquanto grupo. Não trazemos nada de diferente mas sim o continuar de um trabalho que é o desenvolver da música popular portuguesa mas com base na nossa originalidade", porque "gostamos de ser originais e de fazer músicas que nos dêem prazer tocar".

Falta de apoios…dura realidade

Muitas são as dificuldades que o lançamento de um CD implica. Nuno Mota não esconde que "é cada vez mais difícil encontrar patrocínios". Sem poupar críticas à "falta de apoios que há a nível cultural em Portugal", revelou que o segundo trabalho "custou-nos muito a fazer e a divulgar".

Quanto ao futuro, Nuno Mota admitiu que o Cant‘Areias "está unido" e a sua extrema dedicação ao grupo poderá até conduzir à edição de um terceiro CD. "Não vivemos da música mas gostamos de partilhá-la, de a dar a conhecer e de mostrar o nosso trabalho" e, como tal, "estaremos com o mesmo espírito para trabalhar num terceiro CD", afiançou.

Textos: Catarina Lopes

Sem comentários: